Educação Infantil

A primeira etapa da educação básica tem como principal objetivo promover o desenvolvimento das competências motoras, sociais e mentais mediante atividades lúdicas. Nessa fase, o currículo é baseado em trabalhos de valores morais e éticos, integrando as diversas áreas do conhecimento e incentivando o aprender a pensar. Em todos os momentos, são promovidas ações intencionais e projetos que desenvolvem a reflexão e independência do pequeno estudante.

O referencial curricular está concentrado em quatro pontos:

Identidade: conceito que define a ideia da distinção, da marca e da diferença entre as pessoas, como o nome, as características físicas, o modo de agir e a história pessoal.

Autonomia: capacidade de conduzir-se e tomar decisões por si próprio, respeitando o meio ambiente e a coletividade.

Conhecimento de mundo:

- Natureza e sociedade – educação ambiental, seres vivos, lugares e paisagens, fenômenos da natureza, organização dos grupos e de seu modo de ser, viver e trabalhar.

- Matemática – números, grandezas, medidas, espaço e forma.

- Linguagem oral e escrita – sensibilização para a alfabetização.

- Literatura – contação de histórias, estímulo à leitura, desenvolvimento da linguagem.

- Artes visuais – fazer artístico e sua apreciação.

- Música – apreciação e vivência musical.

- Inglês – aquisição de uma língua estrangeira.

- Educação Física – movimento, equilíbrio e coordenação.


Projetos: forma integrada de trabalhar o currículo, seguindo as festividades do calendário e os interesses das crianças.

O docente constrói com a turma a rotina para situar a criança no tempo e no espaço. Durante as aulas, são disponibilizados espaços para brinquedo livre, pracinha, roda, atividades dirigidas e diversificadas. Nos primeiros dias de aula, é feita a adaptação das crianças com seus colegas, com a professora e com o professor e com o ambiente. Nesse processo, são usadas diferentes técnicas de acordo com a individualidade do aluno e da aluna.

A avaliação é expressa mediante Parecer Descritivo e portfólio entregue aos pais semestralmente.