Ensino Médio

No Ensino Médio, os estudantes utilizam material didático específico aliado à filosofia e à proposta pedagógica da instituição, proporcionando a construção do conhecimento e desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para o contexto exigido pela sociedade atual e pelos novos paradigmas educacionais. Em parceria com a Editora FTD, os alunos têm a possibilidade de realizar Simulados do ENEM.

Um dos diferenciais da instituição está na ampla carga horária de atividades curriculares obrigatórias e complementares. Ao longo de cada ano letivo, o estudante deve realizar, no mínimo, 160 horas-aula de atividades complementares nas áreas de seu interesse.

Também nessa etapa a avaliação se expressa por meio de notas de 0 a 10, sendo a média 7. Além disso, há o acompanhamento do desenvolvimento dos estudantes mediante a Ficha de Acompanhamento e a possibilidade de realização de reavaliações.

ORIENTAÇÃO PARA A CARREIRA

Além da formação acadêmica, o Ensino Médio do Colégio Gaspar também se volta para o desenvolvimento de habilidades consideradas essenciais para o sucesso na carreira. Para alcançar tais objetivos, é realizado, ao longo de cada ano letivo, um conjunto de atividades relacionadas com o mundo de trabalho.

1ª série – “Inovação Social” – no intuito de tornar os estudantes capazes de identificar e resolver problemas, os decentes realizam um projeto que visa identificar um problema social ou ambiental, buscar soluções alternativas e aplicá-las.

2ª série – “Empreendedorismo” – com a intenção de promover o espírito empreendedor juntamente com as noções básicas de gestão, os estudantes desenvolvem um produto no laboratório maker, criam um plano de negócios e realizam a sua comercialização.

3ª série – “Orientação para a carreira” – visando orientar os jovens nas suas escolhas profissionais, é realizado um conjunto de atividades com o grupo de estudantes que inclui testagens, palestras com profissionais, vivência com um profissional específico e seminário das profissões.