Atividades Complementares

Um dos diferencias da instituição está na oferta de diversas atividades complementares que visam à formação integral do estudante no que diz respeito às ciências, à música, ao teatro e aos esportes. Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, elas são partes integrantes do Turno Inverso. Já no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, podem ser cursadas de forma facultativa pelos estudantes.

Além disso, a instituição conta ainda com Parceiros da Escola, que utilizam o espaço escolar para oferecer atividades terceirizadas, como patinação artística, ballet, futsal e jiu jitsu.

Conjunto Instrumental

O desenvolvimento das capacidades musicais possibilita ao estudante participar do Conjunto Instrumental, composto basicamente por instrumentos de sopro e percussão.

Instrumentos musicais

com uma ampla oferta de aulas de instrumentos de sopro, percussão e teclado, os/as alunos/as interessados/as em estudar música podem escolher o instrumento no qual pretendem se especializar.

Coral

Para os estudantes com interesse no canto, a instituição oportuniza a participação no Coral desde o 1º ano do Ensino Fundamental. Os grupos, divididos por faixa etária, realizam apresentações junto à comunidade escolar e participam de encontros promovidos pela Rede Sinodal.

Teatro

A expressão corporal, a linguagem e a desinibição podem ser desenvolvidas por meio das artes cênicas. O Colégio Gaspar oportuniza a participação em diferentes grupos de teatro de acordo com a faixa etária do estudante.

Língua Alemã

Num mundo globalizado, o aprendizado de uma terceira língua torna-se um diferencial no mercado de trabalho e abre oportunidades de intercâmbios entre países de fala diferente. Do 4º ao 8º ano, o estudo da Língua Alemã está presente no currículo da escola e, a partir do 9º ano, passa a ser atividade complementar.

Língua Espanhola

Asegunda língua internacional mais falada no mundo é também a língua de 7 dos países que fazem divisa com o Brasil. No Ensino Médio, os estudantes têm a oportunidade de aprender o espanhol como atividade complementar.

Xadrez

Uma das melhores maneiras de exercitar a mente e expandir o raciocínio, o xadrez auxilia no desenvolvimento da tomada de decisões de maneira estratégica. As oficinas são ofertadas em todas as etapas de ensino.

Treino Esportivo

Os estudantes que se interessam pelo esporte podem participar das equipes esportivas do Colégio Gaspar.

Educação Musical

Tradicionalmente a música tem feito parte da vida escolar dos/das alunos/as do Colégio Gaspar. A Banda Musical do Colégio foi fundada em 1972. Inspirado na Banda Marcial, com formação entre instrumentos de sopro, o Conjunto Instrumental da instituição é considerado um diferencial nos encontros musicais em que participa.

Partindo das aulas de musicalização que fazem parte do currículo, os/as alunos/as têm a oportunidade de conhecer e realizar diversas oficinas. Entre as atividades musicais, destacam-se:

Canto Coral: em todas as etapas de ensino, os estudantes podem fazer parte dos grupos de canto da instituição, representando o Colégio em encontros e eventos.

Concertos Didáticos: com o intuito de oportunizar o contato com apresentações culturais na área da música, os concertos são promovidos pelo Conjunto Instrumental para o grupo de alunos/as de todos os níveis.

Instrumentos Musicais: metais (trompete, trombone, tuba, bombardino), madeiras (saxofones, clarinete, flauta transversal), percussão, glockenspiel e teclado.

Conjunto Instrumental: o grupo musical formado por estudantes com bom domínio da música representa a instituição em diversos encontros e eventos em todo o estado.

Pirajá Big Band: com formato de uma clássica Big Band americana, o conjunto profissional de músicos, apoiado pelo Colégio Gaspar, pretende transmitir ao público a emoção da era do Swing, a complexidade do Jazz e o gingado da Música Brasileira.