Proposta Pedagógica

A ação pedagógica do Colégio Gaspar Silveira Martins persegue a construção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades essenciais à vida e ao mundo de trabalho. Nesse sentido, ela visa:

• Oportunizar o domínio de recursos técnicos e científicos que permitem ao educando situar-se criticamente diante da realidade;
  • Promover a integração dos conhecimentos e sua relação com a realidade;
  • Instigar a aprendizagem constante;
  • Incentivar a autonomia e a responsabilidade;
  • Oferecer um ambiente educativo que efetivamente gere aprendizagens;
  • Propiciar um bom relacionamento entre professores, estudantes, escola e família;
  • Comprometer o sujeito com valores éticos e políticos diante do contexto socioambiental;
  • Valorizar o aprendizado de línguas estrangeiras como forma de facilitar a compreensão do mundo e de qualificar o estudante para o mercado de trabalho;

-Investir em atividades complementares que promovem ao estudante acesso à cultura, ao esporte e às artes e desenvolvem o indivíduo de forma integral;

• Proporcionar momentos de criação que despertam a criatividade e a inovação.

Apoio Pedagógico

Para atender a sua proposta pedagógica que tem seu foco no processo de aprendizagem do estudante, a instituição possui:

• Equipe pedagógica composta por coordenação pedagógica e orientação educacional;
  • Acompanhamento constante do estudante e diálogo com a família;
  • Cursos, palestras e seminários de formação continuada para o grupo de professores e funcionários;
  • Utilização de material didático das editoras FTD, Oxford(Inglês) e Hueber(Alemão).

Projetos

• Noite do soninho: sob a coordenação do grupo de professores e do Grêmio Estudantil, os alunos e as alunas dos Anos Iniciais realizam uma série de atividades noturnas na escola e possuem a opção de permanecer na instituição até a manhã do dia seguinte.
  • Lixo Zero: projeto que tem o intuito de manter o ambiente limpo e incentivar a consciência ecológica. A atividade interpassa todas as áreas do conhecimento, promovendo ações de separação de lixo, reciclagem e economia de energia.
  • Aluno Monitor: a partir do 6º ano até o final do Ensino Médio, estudantes com excelente desempenho tornam-se monitores e auxiliam os demais colegas em determinadas disciplinas em horário complementares.
  • Projeto Aluno Leitor: tendo como base o trabalho pedagógico de livros pré-selecionados, o projeto promove a competência da leitura e interpretação, por meio da análise e da discussão de obras literárias.
  • Projeto de Leitura em Língua Inglesa: na intenção de promover o aprendizado efetivo e avançado da Língua Inglesa, é trabalhado com os estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio livros de leitura em inglês de acordo com o nível linguístico de cada turma.
  • Na trilha do Natal: em parceria com a comunidade, a instituição promove a solidariedade à população carente do interior do município de Venâncio Aires, por meio da entrega de presentes de Natal e alimentos não perecíveis.

Órgãos de apoio

• CPP (Conselho de Pais e Professores): órgão que representa legitimamente as famílias e os docentes e promove, em conjunto com a instituição, ações sociais, palestras e demais eventos para a comunidade escolar.
  • Clube de Mães e Avós: durante uma tarde na semana, mães e avós de alunos e alunas se reúnem na instituição para realizar trabalhos artesanais com seus filhos, suas filhas, seus netos e suas netas. Os objetos confeccionados são direcionados para doação ou para projetos da instituição.
  • Pais Representantes: pai ou mãe responsável por representar a turma junto ao CPP e à Direção. Os Pais Representantes também promovem atividades de integração com as famílias da turma.
  • Grêmio Estudantil: a entidade que representa os estudantes da instituição promove, no decorrer do ano letivo diferentes projetos, ações sociais e atividades para o corpo discente e para a comunidade escolar.