Alunos do Gaspar recolhem lixo às margens da 422

Visando a conscientização ambiental, o Colégio Gaspar Silveira Martins realizou uma importante ação no sábado, 23. Através de um passeio ciclístico, 14 alunos e quatro professores percorreram um determinado trecho da ERS-422, em Linha Arroio Grande, para recolher o lixo jogado às margens da rodovia.

Ao fim de sete quilômetros, da entrada para Olavo Bilac até a Madeireira Haas, em Linha Brasil, foram recolhidos mais de 40 sacos de lixo. Entre o material coletado, pneus, eletrônicos, embalagens, cigarros, latas de alumínio e até material de uso hospitalar, como soro, que deve receber a destinação correta.

ORIENTAÇÃO
Segundo o diretor do Colégio Gaspar, Tiago Becker, todo o trabalho foi devidamente orientado e os estudantes usaram luvas como proteção. 'Tudo foi orientado por uma concepção sustentável, desde a saída da escola com o uso da bicicleta como meio de transporte e o próprio recolhimento do lixo. Certamente, foi uma das melhores aulas de consciência ambiental que esses alunos puderam ter. Colocar a mão na massa gera um aprendizado significativo e, nesse caso, serve como exemplo a ser seguido pela população.'

A atividade também foi acompanhada por uma equipe da Madeireira Haas, parceira do projeto. Segundo o administrador da empresa, Charles Fengler, a madeireira já realiza outras ações ao longo do ano, para manutenção e roçada na 422. 'É importante ver o engajamento das escolas nesse aspecto e a iniciativa do Gaspar reforça isso, formar cidadãos responsáveis', destaca.

Por Débora Kist - Folha do Mate