Com mais conforto e acessibilidade, Gaspar reinaugura auditório

A noite desta quarta-feira ficará marcada como mais uma conquista para o Colégio Gaspar Silveira Martins e, também, para a comunidade Venâncio-airense que recebe um espaço para o desenvolvimento de atividades culturais e musicais. A instituição de ensino, fundada em 1953, reinaugurou o auditório após três meses de obras.

Entre as melhorias, está a instalação de um elevador que permite acessibilidade ao auditório, mais conforto com novas cadeiras e banheiros acessíveis. O palco, onde ocorrerão as apresentações escolares, culturais e artísticas, receberam melhorias na iluminação. As melhorias, como destacou o cerimônialista José Raimundo Kuhn, foram feitas através de 'muitas mãos de pessoas e empresas que auxiliaram'. 

O evento contou com a presença da Banda do 7º Batalhão de Infantaria Blindado de Santa Cruz do Sul que apresentou sucessos, além do Hino Nacional Brasileiro. O presidente da Associação Escolar Gaspar Silveira Martins, Gilberto Bender, destacou durante a reinauguração que a partir da revitalização do espaço, ele se tornaria uma forma de criar a 'consciência cultural na comunidade Venâncio-airense'. O objetivo, segundo Bender, é ainda realizar a instalação de climatizadores e oferecer ainda mais conforto. 'Agora a nossa comunidade tem um espaço cultural. Os munícipes comentavam sentir falta disso e agora passam a dispor de um espaço com conforto e acessibilidade', destaca. 'Que a comunidade possa comparecer e usufruir da estrutura', complementa.

O diretor da instituição, Tiago Becker, lembrou que a escola surgiu em um momento em que os pais perceberam que os filhos não estavam se alfabetizando e que até os dias de hoje segue-se com a necessidade de educação. 'Esse espaço que irá ofertar atividades culturais e artísticas é da escola comunitária e para a comunidade', salienta. De acordo com o gestor, essa é uma forma de auxiliar no desenvolvimento da própria comunidade. 

ENCORE
O Colégio Gaspar Silveira Martins irá sediar nos dias 21, 22 e 23 de agosto o Encontro Regional de Conjuntos Instrumentais da Rede Sinodal (Encore). A expectativa é que mais de 300 alunos do Rio Grande do Sul e de fora do Estado estejam em Venâncio Aires participando do evento. 

Por Ana Carolina Becker - Folha do Mate