Gaspar apoia projeto de Big Band

Com um nome que remete à história das grandes bandas de jazz e à sonoridade brasileira, Venâncio Aires conhecerá, em breve, a Pirajá Big Band. Trata-se de um novo projeto musical que não quer apenas ser mais um atrativo, mas sim, uma referência.

Idealizado pelo professor de música do Colégio Gaspar, Alberto Sindelar, a ideia é procurar uma identidade de gênero musical, com influência do jazz ou swing, ritmos populares nos anos 1930, mas com parte de ritmos brasileiros. 'O próprio nome do grupo carrega essa mistura de sonoridade. O que objetivamos é que os alunos da escola também busquem algo e levem suas experiências, e para a própria comunidade, que terá outro grupo musical', destaca Sindelar. Ainda conforme o professor, o projeto aproveita a raiz da escola, que sempre teve tradição na música.

Esse histórico, aliás, também é destacado pelo diretor do Gaspar, Tiago Becker. Segundo ele, todos os cerca de 530 alunos da instituição já passaram ou vão passar por algum contato com a educação musical, seja pelo conjunto de instrumentos ou pelos corais. 'O Colégio dá o apoio inicial com a base e a educação. E quando falamos de música, falamos de cultura. Isso é definitivo na formação da identidade das pessoas. Entendo que a Big Band vai inspirar e motivar os alunos e todos que conhecerem o projeto', ressalta Becker.

A Pirajá Big Band
Formada por 20 integrantes, o grupo musical conta com a participação de alguns alunos e ex-alunos do Gaspar, além de músicos experientes de municípios como Roca Sales, Estrela e Lajeado. Os instrumentos são dos próprios participantes: trompetes, trombones, saxofones (alto, tenor e barítono), flauta transversal, clarinete, piano, guitarra, baixo elétrico e bateria. Os ensaios são semanais, no auditório do Colégio Gaspar.

Entre os músicos está Fernanda Leonhardt, de 15 anos. Ela é aluna da escola e a mais nova do grupo. Fernanda já participava há alguns anos do conjunto escolar, mas devido ao seu 'nível prático e profissional', nas palavras do professor Alberto Sindelar, passou a integrar também a Big Band. 'A música sempre fez parte de mim', destaca Fernanda, que toca saxofone alto no grupo.

O show de lançamento da Pirajá Big Band ocorre na próxima sexta-feira, 13, a partir das 20h, no auditório do Colégio Gaspar. O evento é gratuito e aberto ao público.

Ensino Regular
O Colégio possui aulas semanais de música desde a Educação Infantil até o 3º ano do Ensino Fundamental. Durante o 6º, 7º e 8º anos, os estudantes também passam por atividades relacionadas à musica em sala de aula, com projetos como a Banda Marcial.

Atividades Complementares
1 Instrumentos Musicais: a partir do 3º ano do Ensino Fundamental é oferecida aula de teclado como forma de iniciação musical. Para alunos a partir de 4º ano, é possível estudarem instrumentos de sopro e percussão.

2 Conjunto Instrumentais: composto pelos estudantes ao atingirem uma base musical, o Conjunto representa a instituição em diversos eventos no município e na Rede Sinodal, como o Encontro Nacional de Conjuntos Instrumentais da Rede Sinodal e a Turnê Litorânea do Grupo. Em 2018, o Conjunto está registrando suas atividades em um CD gravado pelo Colégio.

3 Coral: ofertado desde o 1º ano do Ensino Fundamental até a 3ª Série do Ensino Médio, o Coral marca presença em diversos eventos do Gaspar. Assim como o Conjunto Instrumental, os estudantes que fazem parte do Coral podem participar de encontros realizados pela Rede Sinodal, compartilhando a vivência musical com centenas de crianças e adolescentes.

Por Débora Kist - Folha do Mate