Gaspar é confirmado como polo EAD da Univates

O Colégio Sinodal Gaspar Silveira Martins vai sediar o polo de Educação a Distância (EAD) da Universidade do Vale do Taquari (Univates) em Venâncio Aires. Com o convênio, assinado na tarde de segunda-feira, 27, a escola tornou-se a primeira instituição dos vales do Rio Pardo e Taquari a firmar parceria com a Univates para oferecer 13 cursos de graduação na modalidade EAD.

A partir da sexta-feira, 1º, interessados poderão entrar em contato com a escola para obter informações sobre os cursos de licenciatura, bacharelado e superior de tecnologia. O vestibular consistirá em uma prova de redação e poderá ser realizado em datas pré-agendadas.

As aulas vão começar em 5 de março de 2018 e ocorrer em módulos trimestrais, com 200 horas. Semanalmente, os estudantes poderão ir até o Gaspar para assistir à videoaula - o que também poderá ser realizado em casa, no horário que o estudante preferir. De acordo com o diretor do Gaspar, Tiago Becker, a escola passará a atender à noite e oferecerá um suporte tecnológico aos alunos.

Para ele, o convênio com a Univates possibilita uma aproximação entre a educação básica e o ensino superior e une instituições com perfis semelhantes. "Trazemos o ensino superior para dentro do colégio, por meio de uma instituição de qualidade e da região, com um cunho comunitário. Isso nos interessa porque também temos essa visão", ressalta.

Pretendemos crescer com essa parceria. Ela enriquece as atividades da escola e o retorno à comunidade", Tiago Becker, diretor do Colégio Gaspar Silveira Martins.

A diretora de Educação a Distância da Univates, Edí Fassini, também ressalta a importância da parceria. "Ter uma instituição de ensino superior com um pé na escola abre oportunidades para o colégio. Para nós, também é importante estar dentro da escola básica."

O reitor da Univates, Ney Lazzari, destaca a satisfação em implantar um polo em Venâncio Aires - município que é o sexto com maior número de alunos matriculados na instituição sediada em Lajeado, com 650 estudantes. "Essa também é uma nova empreitada para nós. Estamos bem entusiasmados, inclusive pelas inscrições no vestibular, que superaram a expectativa."

A Univates terá um papel, não apenas educacional, mas de desenvolvimento na relação de Venâncio Aires com o Vale do Taquari. Queremos desmanchar esse muro entre os vales e criar uma ponte. Com o polo EAD em Venâncio Aires, a universidade vai fazer isso", Giovane Wickert, prefeito de Venâncio Aires.

O polo EAD da Univates em Venâncio Aires é o segundo implantado por meio de parceria com instituições. No início do mês, a universidade divulgou o convênio do polo EM Serafina Corrêa. Além disso, haverá unidades gerenciadas pela própria Univates em Guaporé e Teutônia. O objetivo da universidade é ter de oito a dez polos de Educação a Distância no Rio Grande do Sul.

Oferta de cursos em 2018

Licenciatura: Ciências Biológicas, História, Letras e Pedagogia
Bacharelado: Administração e Ciências Contábeis
Superior de Tecnologia: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística e Processos Gerenciais.

Previstos para 2019
Licenciatura: Educação Física, Tecnologias de Ensino e Matemática
Bacharelado: Ciências e Tecnologia e Serviço Social
Superior de Tecnologia: Comércio Exterior, Gestão de Cooperativas, Gestão Hospitalar e Segurança no Trabalho