Gaspar faz turnê em Capão da Canoa

Os alunos que integram o Conjunto Instrumental do Colégio Gaspar Silveira Martins 'fazem as malas' para participar da turnê por Capão da Canoa neste fim de semana. O grupo realiza duas apresentações no condomínio Condado de Capão e na comunidade Evangélica de Confissão Luterana do litoral.

Segundo o professor do grupo, Alberto Sindelar, essa é a segunda vez que o conjunto realiza uma turnê pelo litoral, em 2016, foram para Capão da Canoa e Osório. Neste fim de semana, a primeira apresentação não será aberta ao público, já a segunda, ocorre no domingo, às 9h, junto ao culto na Igreja Luterana de Capão.

Sindelar explica que está sendo preparado um repertório específico para cada apresentação. 'O primeiro voltado mais para temas de filmes, rock internacional, marchas alemãs e alguns temas natalinos. Já o segundo com hinos luteranos, canções de Natal e música de concerto', comenta.

Conforme ele, os estudantes aguardam por essas apresentações, pois além da experiência musical que se constrói, eles também estarão ao longos dos três dias adquirindo novas vivências importantes no crescimento individual e coletivo, 'como a disciplina, autonomia e trabalho em grupo'.

Sobre o Conjunto
O Conjunto Instrumental é formado por 27 alunos do 6º ao terceiro ano do ensino médio. O professor Alberto Sindelar explica que eles iniciam seus estudos musicais a partir da flauta doce, como parte da disciplina de música presente no currículo escolar e posteriormente, em oficinas extracurriculares. 'Aprendem um novo instrumento, e conforme seu rendimento passam a integrar o conjunto instrumental', diz. Atualmente, o grupo é composto por flauta transversal, clarinete, saxofones Alto tenor e barítono, trompete, bombardino, trombone, tuba, glockenspiel e percussão.

Por Ana Carolina Becker - Folha do Mate