Gaspar participa do Encore e Encorse até sábado

Ocorre de hoje até sábado o 35º Encontro Nacional de Conjuntos Instrumentais (Encore) e do 16º Encontro Nacional de Corais (Encorse) da Rede Sinodal de Educação. Venâncio Aires estará representada por 27 alunos do Colégio Gaspar Silveira Martins.

Os eventos estão sendo organizados pelo Colégio Teutônia, Colégio Martin Luther (Estrela) e Colégio Evangélico Alberto Torres (Lajeado). Os três educandários serão sedes da programação simultânea, nesta que será a primeira oportunidade onde o Encore e o Encorse serão realizados no mesmo período em três colégios da mesma região.

O 35º Encore reunirá os conjuntos instrumento no Colégio Teutônia e no Colégio Evangélico Alberto Torres. Já o Martin Luther sediará o 16º Encorse. Uma apresentação conjunta das orquestras e dos coros será realizada no sábado, 20, à noite, no ginásio poliesportivo da Univates.

Conforme Débora Parraga da Silva, os alunos do Gaspar tiveram ensaios reforçados nas últimas semanas, com intensivos para conseguirem aprender todas as músicas do Grande Grupo, além de aperfeiçoar o repertório individual do grupo.

É uma incrível oportunidade de imersão musical, que amplia a convivência e a experiência dos alunos no mundo das artes e da cultura

O evento é uma das ações que devem comemorar os 500 anos da Reforma Luterana e a expectativa é que cerca de 800 jovens instrumentistas e cantores estejam distribuídos por esses três sedes neste período.

A programação para estes três dias consiste em ensaios por naipes de instrumentos ou coro e o ensaio geral, 'onde são repassadas as músicas que serão apresentadas na Grande Orquestra, quando todas as escolas se reúnem em um só conjunto', destaca.

Por Ana Carolina Becker - Folha do Mate