Gaspar recebe Encontro de Conjuntos Instrumentais

O Colégio Gaspar Silveira Martins sedia nos dias 25, 26 e 27 de agosto a 36ª edição do Encontro Nacional de Conjuntos Instrumentais (Encore) da Rede Sinodal de Educação. Aproximadamente 300 alunos de 12 instituições estarão reunidos em Venâncio Aires para o evento.

O diretor do Gaspar, Tiago Becker, explica que essa é a primeira vez que o município recebe um número tão alto de estudantes para o evento. Durante a passagem pela Capital do Chimarrão, os alunos devem ficar hospedados em casas de famílias da comunidade escolar.

Becker comenta que as apresentações iniciam na sexta-feira à noite e encerram no domingo pela manhã, às 9h30min, com um culto festivo com a participação de todos os alunos em uma grande orquestra. 'Estarão todos envolvidos com o mesmo objetivo, o de promover a música', diz. Para o gestor da instituição, a música tem papel fundamental para o desenvolvimento do ser humano.

No Gaspar a disciplina de música está presente no currículo há cinco anos. 'Os alunos têm a possibilidade de estudar música e fazer parte do conjunto instrumental', comenta Becker.
Ao longo das apresentações serão executadas músicas que atendem o gosto dos estudantes, que variam de 10 a 17 anos, e outras eruditas.

Além de ser um encontro de integração, o Encore, conforme explica o diretor do Gaspar, é um momento para troca de experiências entre os alunos que estão se unindo pelo bem comum.

Escolas participantes

Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann - Horizontina
Colégio Cônsul Carlos Renaux - Brusque - Santa Catarina
Colégio Sinodal Rui Barbosa - Carazinho
Colégio Evangélico Alberto Torres - Lajeado
Colégio Martim Luther - Estrela
Colégio Mauá - Santa Cruz do Sul
Colégio Sinodal Gustavo Adolfo - Lajeado
Colégio Sinodal Progresso - Montenegro
Colégio Teutônia - Teutônia
SETREM - Três de Maio
Instituto Rio Branco - São Leopoldo
Colégio Gaspar Silveira Martins - Venâncio Aires
Instituto Sinodal Imigrante - Vera Cruz

Por Ana Carolina Becker - Folha do Mate