Inaugurado polo EAD da Univates no Colégio Gaspar

Ao som do Conjunto Instrumental do Colégio Sinodal Gaspar Silveira Martins, foi inaugurado, na noite desta quinta-feira, 21, o polo de Educação a Distância (EAD) da Universidade do Vale do Taquari (Univates), em Venâncio Aires. O Colégio Gaspar foi a primeira instituição do Vale do Rio Pardo a firmar convênio com a Univates para sediar uma unidade EAD.

Para o diretor do colégio, Tiago Becker, o convênio com a Univates aproxima duas instituições com propósitos em comum e possibilita uma continuidade da formação que começa na educação básica. 'Queremos ser parceiros e ajudar a nossa comunidade a crescer com isso', enfatiza.

Da mesma forma, na visão do presidente da mantenedora do Gaspar, Gilberto Bender, a implantação do polo de Educação a Distância na escola é uma possibilidade para quem ainda não teve a chance de cursar uma graduação. 'Esperamos ter esse retorno da comunidade, pois queremos fomentar o estudo em Venâncio Aires.'

Reitor da Univates, o professor Ney José Lazzari lembra que, embora seja uma nova aposta da instituição, seguindo uma tendência de busca pelos cursos EAD, a Educação a Distância é consolidada mundialmente e, com a tecnologia, permite proximidade e sincronia entre aluno e instituição.

'Um curso a distância não é mais fácil do que o presencial. O estudante precisa ser muito disciplinado, saber trabalhar em casa', observa o reitor. Ela ainda lembra que o diploma de um curso EAD é exatamente o mesmo de um presencial. 'Se bem trabalhados, os cursos EAD serão um avanço para a sociedade brasileira, para que se alcance um público que não tinha acesso ao ensino superior', considera.

Além do aumento das possibilidades de estudo para os venâncio-airenses, a implantação do polo da Univates no município será uma ferramenta para unir os vales do Rio Pardo e Taquari, na opinião do prefeito Giovane Wickert. 'Estou muito feliz de viver esse momento. Venâncio Aires é o centro dos vales e a ponte que pode uni-los. A educação nos proporciona criar essa ponte.'

Proximidade

Segundo a diretora de Educação a Distância da Univates, Edí Fassini, a ideia é que os alunos de polos EAD também usufruam de toda a infraestrutura da instituição, em Lajeado. 'Queremos uma Educação a Distância muito próxima. Queremos cativar o aluno para dentro do campus, para ir ao teatro, utilizar a biblioteca', cita. As inscrições para o vestibular ocorrem pelo site www.univates.br e a prova de redação agendada ocorrerá no Colégio Gaspar. O início das aulas está marcado para fevereiro.

Licenciatura: Ciências Biológicas, História, Letras e Pedagogia
Bacharelado: Administração e Ciências Contábeis
Superior de Tecnologia: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística e Processos Gerenciais.

Por Juliana Bencke - Folha do Mate